Rally da Catalunha 1992
C. Sainz / L. Moya
Carlos Sainz abriu a chave do êxito à Toyota no início de 1990 e o mesmo fez a marca japonesa com o piloto espanhol. Com um carro demasiado grande para os traçados do Mundial, a mecânica nipónica e a destreza de Sainz ao volante, os títulos não tardaram a chegar. No Rally da Catalunha de 1992 vivera-se momentos intensos que culminaram com a vitória de Sainz, que deu um passo de gigante para conquistar o seu segundo título mundial de pilotos.
A Toyota foi a primeira marca de automóveis japonesa que tentou impor-se às marcas europeias no Mundial de Rallies. A aventura não foi fácil e os primeiros triunfos só tiveram lugar na década de 1990. Foi um prémio para a regularidade, porque a primeira presença de um Celica na Europa teve lugar no RAC Rally de 1972 e saldou-se num nono lugar.
O Celica Turbo 4WD foi o «navio almirante» da Toyota e ofereceu a Carlos Sainz dois títulos de pilotos (1990 e 1992), aos quais se juntaram mais outros dois com Juha Kankkunen (1993) e Didier Auriol (1994). Além disso, nas duas últimas temporadas citadas, a marca japonesa obteve dois título de construtores e detronou a Lancia,que tinha dominado nos anos anteriores.
A estreia do Celica Turbo 4WD no Mundial ocorreu no Tour de Corse de 1988 a cargo do Toyota Team Europe. As lutas protagonizadas entre os Celica e os Lancia desde finais da década de 1980 até meados da década de 1990 ainda na memória dos fãs.
Carlos Sainz chegou ao Rally da Catalunha de 1992 com a necessidade imperiosa de ganhar, isto se queria voltar a sagrar-se Campeão do Mundo de Pilotos, feito que já tinha conseguido em 1990. A sua relação com o Catalunha Costa Brava era de contínuos altos e baixos porque se já tinha ganho a prova por duas vezes, também já nela sofrera vários abandonos e acidentes.
Nesse tempo, a prova catalã do Mundial era formada por três etapas, a primeira em asfalto e as outras duas em terra. Isso não o beneficiava muito porque o seu Celica não tinha tão boas performances neste último piso, entre outros motivos devido às suas excessivas dimensões; tal como os Lancia Delta da Martini Racing, pilotados pelos seus mais diretos rivais na luta pelo campeonato, Didier Auriol e JUha Kankkunen.
O espanhol aproveitou bem o piso onde o seu Celica se dava melhor, o asfalto, e concluiu a primeira etapa com 1'49'' de vantagem sobre Auriol e 2'24'' sobre Kankkunen.
Nas duas etapas de terra viu encurtada essa distância para uns suficientes 36'' sobre o finlandês no final do rally, ao passo que Auriol, com problemas mecânicos e um despiste, acabou em décimo.
Foi uma edição inesquecível, na qual o público apoiou o piloto espanhol, que deu um passo de gigante na presença dos seus admiradores no caminho rumo ao seu segundo título mundial.
Estava tudo em jogo no último rally da temporada, o RAC britânico, ao qual os três interessados chagaram separados por apenas três pontos. Após três dias de intensa emoção, Sainz obteve a vitória e sagrou-se Campeão do Mundo pela segunda vez. A temporada de 1992 foi exemplar para Carlos Sainz, que alcançou a vitória em quatro rallies: Safari, onde ganhou a Kankkunen por 52 minutos, Nova Zelândia, Catalunha e RAC, e também para um carro que obteve 16 vitórias ao longo de dois anos no Mundial, de 1992 a 1994. Sainz deixou a Toyota em 1993 para entrar para a Lancia.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 4 | Sainz, Carlos Toyota Celica Turbo 4WD (ST185) | ES | A8 | 6h 21m 13s | --:-- |
2nd | 5 | Kankkunen, Juha Lancia Delta HF Integrale | FI | A | +36s | --:-- |
3rd | 7 | Aghini, Andrea Lancia Delta HF Integrale | IT | A | +1m 32s | --:-- |
4th | 6 | Fiorio, Alessandro Lancia Delta HF Integrale | IT | A | +6m 26s | --:-- |
5th | 1 | Schwarz, Armin Toyota Celica Turbo 4WD (ST185) | DE | A | +8m 30s | --:-- |
6th | 18 | Puras, Jesus Lancia Delta HF Integrale | ES | A | +8m 30s | --:-- |
7th | 8 | Trelles, Gustavo Lancia Delta HF Integrale | UY | A | +10m 17s | --:-- |
8th | 17 | Diego, Pedro Lancia Delta HF Integrale | ES | A | +22m 17s | --:-- |
9th | 16 | bin Sulayem, Mohammed Ford Sierra Cosworth 4x4 | AE | N | +41m 00s | --:-- |
10th | 3 | Auriol, Didier Lancia Delta HF Integrale | FR | A | +50m 59s | --:-- |
Sem comentários:
Enviar um comentário