segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TOYOTA CELICA TURBO 4WD

Rally da Catalunha 1992
C. Sainz / L. Moya





Carlos Sainz abriu a chave do êxito à Toyota no início de 1990 e o mesmo fez a marca japonesa com o piloto espanhol. Com um carro demasiado grande para os traçados do Mundial, a mecânica nipónica e a destreza de Sainz ao volante, os títulos não tardaram a chegar. No Rally da Catalunha de 1992 vivera-se momentos intensos que culminaram com a vitória de Sainz, que deu um passo de gigante para conquistar o seu segundo título mundial de pilotos.
A Toyota foi a primeira marca de automóveis japonesa que tentou impor-se às marcas europeias no Mundial de Rallies. A aventura não foi fácil e os primeiros triunfos só tiveram lugar na década de 1990. Foi um prémio para a regularidade, porque a primeira presença de um Celica na Europa teve lugar no RAC Rally de 1972 e saldou-se num nono lugar.
O Celica Turbo 4WD foi o «navio almirante» da Toyota e ofereceu a Carlos Sainz dois títulos de pilotos (1990 e 1992), aos quais se juntaram mais outros dois com Juha Kankkunen (1993) e Didier Auriol (1994). Além disso, nas duas últimas temporadas citadas, a marca japonesa obteve dois título de construtores e detronou a Lancia,que tinha dominado nos anos anteriores.




A estreia do Celica Turbo 4WD no Mundial ocorreu no Tour de Corse de 1988 a cargo do Toyota Team Europe. As lutas protagonizadas entre os Celica e os Lancia desde finais da década de 1980 até meados da década de 1990 ainda na memória dos fãs.
Carlos Sainz chegou ao Rally da Catalunha de 1992 com a necessidade imperiosa de ganhar, isto se queria voltar a sagrar-se Campeão do Mundo de Pilotos, feito que já tinha conseguido em 1990. A sua relação com o Catalunha Costa Brava era de contínuos altos e baixos porque se já tinha ganho a prova por duas vezes, também já nela sofrera vários abandonos e acidentes.
Nesse tempo, a prova catalã do Mundial era formada por três etapas, a primeira em asfalto e as outras duas em terra. Isso não o beneficiava muito porque o seu Celica não tinha tão boas performances neste último piso, entre outros motivos devido às suas excessivas dimensões; tal como os Lancia Delta da Martini Racing, pilotados pelos seus mais diretos rivais na luta pelo campeonato, Didier Auriol e JUha Kankkunen.



O espanhol aproveitou bem o piso onde o seu Celica se dava melhor, o asfalto, e concluiu a primeira etapa com 1'49'' de vantagem sobre Auriol e 2'24'' sobre Kankkunen.
Nas duas etapas de terra viu encurtada essa distância para uns suficientes 36'' sobre o finlandês no final do rally, ao passo que Auriol, com problemas mecânicos e um despiste, acabou em décimo.
Foi uma edição inesquecível, na qual o público apoiou o piloto espanhol, que deu um passo de gigante na presença dos seus admiradores no caminho rumo ao seu segundo título mundial.
Estava tudo em jogo no último rally da temporada, o RAC britânico, ao qual os três interessados chagaram separados por apenas três pontos. Após três dias de intensa emoção, Sainz obteve a vitória e sagrou-se Campeão do Mundo pela segunda vez. A temporada de 1992 foi exemplar para Carlos Sainz, que alcançou a vitória em quatro rallies: Safari, onde ganhou a Kankkunen por 52 minutos, Nova Zelândia, Catalunha e RAC, e também para um carro que obteve 16 vitórias ao longo de dois anos no Mundial, de 1992 a 1994. Sainz deixou a Toyota em 1993 para entrar para a Lancia.



 Pos  Nr  Driver/Car  Nat   Gr  Time  Pen. 
 1st  4  Sainz, Carlos
 Toyota Celica Turbo 4WD (ST185)
   ES   A8    6h 21m 13s    --:-- 
 2nd  5  Kankkunen, Juha
 Lancia Delta HF Integrale
   FI   A    +36s    --:-- 
 3rd  7  Aghini, Andrea
 Lancia Delta HF Integrale
   IT   A    +1m 32s    --:-- 
 4th  6  Fiorio, Alessandro
 Lancia Delta HF Integrale
   IT   A    +6m 26s    --:-- 
 5th  1  Schwarz, Armin
 Toyota Celica Turbo 4WD (ST185)
   DE   A    +8m 30s    --:-- 
 6th  18  Puras, Jesus
 Lancia Delta HF Integrale
   ES   A    +8m 30s    --:-- 
 7th  8  Trelles, Gustavo
 Lancia Delta HF Integrale
   UY   A    +10m 17s    --:-- 
 8th  17  Diego, Pedro
 Lancia Delta HF Integrale
   ES   A    +22m 17s    --:-- 
 9th  16  bin Sulayem, Mohammed
 Ford Sierra Cosworth 4x4
   AE   N    +41m 00s    --:-- 
 10th  3  Auriol, Didier
 Lancia Delta HF Integrale
   FR   A    +50m 59s    --:-- 


Sem comentários:

Enviar um comentário