sábado, 7 de janeiro de 2012

FIAT PUNTO 1600

Rally Monte Carlo 2003
M. Ligato / R. Garcia



No início da década de 1980 a Fiat deixou de brilhar nos rallies com os 131 Abarth, carro com o qual a marca italiana ganhou o Mundial de Construtores em 1977, 1978 e 1980. Neste último ano a Fiat obteve os títulos de construtores e de pilotos com Walter Röhrl, sendo a primeira «dobradinha» do Mundial de Rallies. Vinte anos depois em 2000, a marca de Turim regressou à competição máxima no Grupo Super 1600 com o Fiat Punto.
O Fiat Punto Rally, derivado do HGT, desenvolvido pelo departamento de competição da marca, o Fiat Auto Corsem, estreou-se em 2000. O motor tem por base o 1.8 16V do HGT de série. Para cumprir as normas do grupo Super 1600 (o Mundial júnior), o antigo Grupo N, a cilindrada foi reduzida para 1579cc modificando-se o curso dos cilindros. Os pistões, as bielas, volante de distribuição e o veio da distribuição são feitos de materiais mais leves e resistentes.
Marcos Ligato enfrentou a temporada de 2003, a sua terceira no Mundial, com um duplo compromisso, pois teve que disputar sete provas no grupo Super 1600 com o Fiat Punto e outras seis no Grupo N/4 de produção com o Mitsubishi Lancer Evo 7. Acabou a temporada em décimo na primeira categoria e em sétimo na segunda.


Sob a supervisão da equipa Top Run, propriedade dos irmãos Agnello, que em 2003 comemoraram 25 anos de presença em competição, os Fiat Punto pilotados por Marcos Ligato e Massimo Ceccato, um italiano que no ano anterior foi campeão do Troféu Fiat Abarth, arrancaram com aspirações ao título mas este acabou por ir parar às mãos do francês Brice Tirabassi, com um Clio S1600, à frente do espanhol Salvador Cañellas com um Suzuki Ignis.
Dois pontos separaram ambos os pilotos. Marcos Ligato focou em décimo no Mundial júnior depois de só ter pontuado em duas provas, no Monte Carlo (onde foi terceiro) e no Rally da Finlândia, que acabou em quinto. Foi nesta prova, na edição de 2001, que Ligato obteve a sua única vitória mundial no Grupo N ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo 6.
Em Monte Carlo, Ligato partiu com a estratégia conservadora para se adaptar ao piso coberto de neve e à tração dianteira. Do décimo primeiro lugar inicial foi subindo até acabar a primeira etapa num esperançoso quinto lugar numa categoria que começou por ser dominada pelo sueco Daniel Carlsson (Suziki Ignis), seguido pelo Renault Clio de Brice Tirabassi. Ligato estava já a mais de seis minutos após um dia em que o piso escorregadio obrigou a uma cuidadosa escolha dos pneus.


O primeiro troço da etapa seguinte foi anulado por excesso de público, mas os três restantes Ligato continuou a subir lugares até ocupar a terceira posição devido à exclusão do sueco Carlsson. Assim Tirabassi assumiu a liderança seguido pelo finlandês Katajamaki (VW Polo) e por Ligato. No terceiro dia os primeiros lugares não sofreram alterações e Ligato terminou na terceira posição.
O argentino saiu satisfeito do rally que abre o Mundial de Rallies. Numa prova tão prestigiada e com os melhores rivais à sua frente,  Ligato concluiu Monte Carlo com um resultado muito positivo, «Temos vindo a experimentar o Punto e procurámos terminar a prova para somar pontos. O principal objetivo foi alcançado, e dá muito ânimo começar assim a temporada.
Um lugar no pódio num rally dificílimo, onde ficaram de fora metade dos participantes, é um excelente resultado. São seis pontos que nos serviram para lutar pelo título. As pessoas da Top Run e N. Technology trabalharam muito e bem. senão fosse um curto-circuito na segunda etapa , poderíamos ter alcançado o segundo lugar. O mais importante é saber que o Punto é competitivo numa categoria muito homogénea», declarou Marcus Ligato.




Pos.
#
Entry
Car
Team
Gr.
Cat.
Time
Penalty
Diff.
Diff. pr.
Km/h
s/km
1.
#61
Tirabassi, Brice - Renucci, Jacques-Julien
Renault Clio S1600
A6
5:12:36.1
73.5
2.
#58
Ligato, Marcos - Garcia, Ruben
Fiat Punto S1600
A6
5:17:52.8
+5:16.7
+5:16.7
72.3
0.83
3.
#67
Broccoli, Alessandro - Girelli, Simona
Opel Corsa S1600
A6
5:21:12.9
1:10
+8:36.8
+3:20.1
71.5
1.35
4.
#71
Aava, Urmo - Sikk, Kuldar
Suzuki Ignis S1600
A6
5:21:24.7
+8:48.6
+11.8
71.5
1.38
5.
#63
Ceccato, Massimo - Dotta, Mitia
Fiat Punto S1600
A6
5:21:56.3
0:20
+9:20.2
+31.6
71.4
1.46
6.
#68
Šebalj, Juraj - Klinc, Toni
Renault Clio S1600
A6
5:25:00.0
1:00
+12:23.9
+3:03.7
70.7
1.94
7.
#51
Baldacci, Mirco - Bernacchini, Giovanni
Fiat Punto S1600
A6
5:27:49.9
2:00
+15:13.8
+2:49.9
70.1
2.39
8.
#59
Harrach, Beppo - Kölbach, Michael
Ford Puma S1600
A6
5:31:43.4
+19:07.3
+3:53.5
69.3
3.00
9.
#76
Cecchettini, Luca - Muzzarelli, Marco
Fiat Punto S1600
A6
5:32:02.4
+19:26.3
+19.0
69.2
3.05
10.
#65
Feghali, Abdo - Matar, Joseph
Ford Puma S1600
A6
5:33:17.7
+20:41.6
+1:15.3
68.9
3.24

SS14
#54
Katajamäki, Kosti - Anttila, Miikka
Volkswagen Polo S1600
A6
Excluded - brakes

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