Rally Monte Carlo 2003
D. Auriol / D Giraudet
Apesar de todas as adversidades, a Skoda é um exemplo de vocação pela competição. A marca checa tem participado assiduamente nos rallies e nem sequer os obstáculos impostos pelo regime comunista, que controlou o país durante várias décadas, conseguiram impedir a sua presença nas grandes provas. A Skoda Motorsport foi criada em 1991 e, pela primeira vez, os Octavia, esses carros tão grandes mas que acabam sempre por dar luta, participaram com o apoio da marca.
Em 1999 a marca checa Skoda participou pela primeira vez na principal categoria do Mundial de Rallies estando presente em sete provas pontuáveis. Armin Schawrz, Emil Triner e Bruno Thiry sentaram-se ao volante do Octavia WRC, carro que foi apresentado no British International Motor Show de 1998. Foi a estreia da marca na categoria máxima, mas antes disso a sua história desportiva era já muito vasta.
A tradição competitiva perdura desde o embrião da L&K, empresa inicialmente dedicada à produção de bicicletas fundada em 1895 por Vaclav Laurin e Vaclav Klement, e que conquistou muitos êxitos desportivos no primeiro quartel do século passado tanto na modalidade motociclista como na automobilística, cuja produção arrancou em 1906.
Em 1925 a Skoda comprou a L&K e interrompeu a participação em competições só regressando em 1933, nas Mille Miglia italianas, e ocupou o segundo, o terceiro e quarto lugares. A Segunda Guerra Mundial deixou em ruínas a fabrica de Mlada Boleslav, a localidade checa onde Laurin e Klement instalaram a sua empresa, e a maquinaria foi confiscada. Apesar do isolamento do regime comunista, a Skoda voltou a competir em 1948, nas 24 Horas de Spa. Pilotos privados, muitas vezes os próprios trabalhadores da fábrica, continuaram a levar o nome da Skoda às mais conceituadas provas de rally, resistência e mesmo de F3, na qual a marca fez uma incursão em 1964. A simplicidade dos carros dos países de Leste não impediu que a Skoda ganhasse quase tudo em categorias inferiores, como o Monte Carlo de 1962 na classe de 1300cc com um Octavia, um carro demasiado grande para rallies mas competitivo apesar desse inconveniente.
Toni Gardemeister, o promissor piloto finlandês, disse a propósito do Octavia: «Se tivesse que mudar qualquer coisa neste carro seriam as dimensões. Só isso. Aquilo que prejudica em troços com curvas e técnicos ganha-se em traçados planos e rápidos».
Em 1991 a marca associou-se à Volkswagen e criou-se a Skoda Motorsport dentro da própria empresa. Foi o primeiro passo para um projeto mais ambicioso, disputar o Mundial WRC. Em 1993 a Skoda apresentou o Favorit 1300 e disputou oito provas do Mundial. No ano seguinte conquistou o Mundial FIA F2 para carros de dois litros e em 1995 introduziu o «kit car» Felicia, com qual obteve o primeiro pódio da sua categoria.
Foi com Stig Blomqvist, no RAC Rally de 1995, embora nesse ano não pontuasse para o Mundial.
O passo seguinte foi competir com o Octavia WRC, estreado em 1999 e que ficou em quarto no RAC Rally. Em 2000 os Octavia revelaram a sua eficácia em terra, terminando e pontuando no primeiro Rally Safari que disputaram, com Schwarz em sétimo e Lluís Climent em oitavo.
Em 2001, Schwarz e Thiry correram doze provas do Mundial e, até à data, o terceiro lugar de Armin Schwarz no Safari é o melhor resultado obtido pela Skoda na categoria máxima de rallies. Em 2002 a marca disputou pela segunda vez um Mundial completo na categoria máxima com Didier Auriol e Gardemeister como pilotos, com o sueco Kenneth Eriksson nalguns rallies.
Didier Auriol, o único francês Campeão do Mundo (1994) até à data (2003) e que mantém o recorde de vitórias numa só temporada, seis em 1992, regressou após um ano de paragem ao longo do qual tentou esquecer o desaire com a Peugeot. Auriol, o único piloto não escandinavo que com Carlos Sainz conseguiu vencer o Mil Lagos, não foi além do nono lugar em Monte Carlo 2003. A prova inaugural do calendário foi completamente dominada pela Citroën, que colocou por esta ordem, Loeb, McRae e Sainz no pódio.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 18 | Loeb, Sebastien Citroen Xsara WRC | FR | A8 | 4:29:11,4 | --:-- |
2nd | 17 | McRae, Colin Citroen Xsara WRC | GB | A8 | +38,1 | --:-- |
3rd | 19 | Sainz, Carlos Citroen Xsara WRC | ES | A8 | +52,2 | --:-- |
4th | 4 | Martin, Markko Ford Focus RS WRC 02 | EE | A8 | +55,5 | --:-- |
5th | 2 | Burns, Richard Peugeot 206WRC (2002) | GB | A8 | +3:16,5 | --:-- |
6th | 20 | Robert, Cedric Peugeot 206WRC (2001) | FR | A8 | +5:16,7 | --:-- |
7th | 5 | Duval, Francois Ford Focus RS WRC 02 | BE | A8 | +5:17,1 | --:-- |
8th | 10 | Schwarz, Armin Hyundai Accent WRC3 | DE | A8 | +6:42,3 | --:-- |
9th | 14 | Auriol, Didier Skoda Octavia WRC Evo3 | FR | A8 | +7:13,8 | --:-- |
10th | 22 | Kresta, Roman Peugeot 206WRC (2001) | CZ | A8 | +7:50,9 | --:-- |
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