segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CITROËN SAXO S1600

Rally da Catalunha 2002
D. Solà / A. Romaní




O Saxo S1600 é um bom exemplo de como um carro utilitário se pode transformar num autêntico carro desportivo, com performances inimagináveis. Já faz tempo que a Citroën permanece fiel às fórmulas de promoção e os bons resultados estão a dar-lhe razão. O catalão Dani Solà destacou-se com o Mundial Júnior após ter ganho três das seis provas pontuáveis ao volante do seu Citroën Saxo.
Há anos que as fórmulas se impuseram no desporto do motor e não serviram apenas para os pilotos acumularem experiência e subir escalões até alcançarem a competição de elite, mas também para as marcas desenvolverem os seus modelos nascidos, na maior parte das vezes, de carros de série. A Citroën teve isto em linha de conta e envolveu-se nestas fórmulas de promoção, como a Challenge Saxo Rally, o Troféu Saxo T4, a Challenge Saxo Rallycross e o Troféu Saxo Super 1600 séries surgiu no Tour de Corse 2001 como uma nova categoria do Mundial, e neste a Citroën desenvolveu o Saxo Super 1600, uma versão desportiva do utilitário da marca francesa, com uma potência de 200 cv.


Sèbastien Loeb, que se tinha estreado dois anos antes com o primeiro Saxo kit car, ganhou o primeiro título em 2001 ao volante de um Saxo S1600, o que lhe permitiu no ano seguinte dar o salto para a categoria máxima com um Xsara WRC.
O carro nasceu em 1996 como substituto do AX, embora a semelhança entre ambos seja quase nula, uma vez que o Saxo representa um novo estilo de veículo pelo seu design de formas suaves e arredondadas. Homologado em 1997, as qualidades do carro colocaram-no imediatamente na linha da frente e os êxitos não tardaram a chegar.
Depois de ganhar o primeiro título com Loeb, um piloto catalão, Dani Solà, destacou-se e voltou a alcançar o título Mundial de Júnior, nova denominação da categoria.
Juntamente com Solà subiram ao pódio os seus colegas de equipa, o italiano Andrea Dallavilla e o finlandês Janne Tuohino.


O domínio no Mundial tem vindo a ser comprovado pelos êxitos nos campeonatos nacionais, nos quais o Saxo S1600 ganhou dois títulos em Espanha (de pilotos, com Jesús Puras e de construtores), Alemanha, França, Bélgica, Hungria e Portugal.
O título de Solà no Mundial Júnior de 2002 ficou a dever-se às três vitórias alcançadas em seis das provas que formam a categoria. Obteve o seu primeiro triunfo no Rally da Catalunha, e depois seguiram-se os da Alemanha e do RAC, onde começou com um ponto de desvantagem em relação ao seu companheiro e rival Andrea Dallavilla, que teve que se contentar com o segundo lugar na final, a mesma posição que ocupara em 2001, quando ficara atrás de Loeb.
O triunfo indiscutível de Solà na prova britânica valheu-lhe, aos 27 anos, o tão apreciado título e uma grande projeção no mundo dos rallies.
A vitória absoluta começou a forjar-se na Costa Brava, com uma final emocionante entre Solà e Dallavilla. Os dois pilotos da Citroën lançaram-se à vitória na última especial da corrida, uma segunda passagem por Viladrau (35,18 km), e o piloto catalão bateu finalmente o seu rival por 50,3 segundos, após o italiano sofrer um furo quando faltavam 7 km para o fim do rally.



Pos.
#
Entry
Car
Team
Gr.
Cat.
Time
Penalty
Diff.
Diff. pr.
Km/h
s/km
1.
#65
Sola, Dani - Romani, Alex
Citroen Saxo S1600
A6
3:52:11.5
90.0
2.
#51
Dallavilla, Andrea - Bernacchini, Giovanni
Citroen Saxo S1600
A6
3:53:01.8
+50.3
+50.3
89.6
0.14
3.
#53
Basso, Giandomenico - Pirollo, Luigi
Fiat Punto S1600
A6
3:54:25.6
+2:14.1
+1:23.8
89.1
0.39
4.
#64
Galli, Gianluigi - D'Amore, Guido
Fiat Punto S1600
A6
3:58:46.3
+6:34.8
+4:20.7
87.5
1.13
5.
#62
Tuohino, Janne - Vihavainen, Petri
Citroen Saxo S1600
A6
3:59:31.3
+7:19.8
+45.0
87.2
1.26
6.
#55
Duval, Francois - Fortin, Jean-Marc
Ford Puma S1600
A6
3:59:33.1
1:40
+7:21.6
+1.8
87.2
1.27
7.
#57
Galanti, Alejandro - Amigo, Xavier
Ford Puma S1600
A6
4:02:40.2
+10:28.7
+3:07.1
86.1
1.81
8.
#68
Schelle, Niki - Weiss, Gerhard
Suzuki Ignis S1600
A6
4:04:35.2
+12:23.7
+1:55.0
85.4
2.14
9.
#71
Doppelreiter, David - Lettner, Thomas
Peugeot 206 S1600
A6
4:06:25.8
+14:14.3
+1:50.6
84.8
2.45
10.
#63
Rowe, Martin - Wood, Chris
Ford Puma S1600
A6
4:10:42.4
+18:30.9
+4:16.6
83.3
3.19

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