Rally da Catalunha 2002
D. Solà / A. Romaní
O Saxo S1600 é um bom exemplo de como um carro utilitário se pode transformar num autêntico carro desportivo, com performances inimagináveis. Já faz tempo que a Citroën permanece fiel às fórmulas de promoção e os bons resultados estão a dar-lhe razão. O catalão Dani Solà destacou-se com o Mundial Júnior após ter ganho três das seis provas pontuáveis ao volante do seu Citroën Saxo.
Há anos que as fórmulas se impuseram no desporto do motor e não serviram apenas para os pilotos acumularem experiência e subir escalões até alcançarem a competição de elite, mas também para as marcas desenvolverem os seus modelos nascidos, na maior parte das vezes, de carros de série. A Citroën teve isto em linha de conta e envolveu-se nestas fórmulas de promoção, como a Challenge Saxo Rally, o Troféu Saxo T4, a Challenge Saxo Rallycross e o Troféu Saxo Super 1600 séries surgiu no Tour de Corse 2001 como uma nova categoria do Mundial, e neste a Citroën desenvolveu o Saxo Super 1600, uma versão desportiva do utilitário da marca francesa, com uma potência de 200 cv.
Sèbastien Loeb, que se tinha estreado dois anos antes com o primeiro Saxo kit car, ganhou o primeiro título em 2001 ao volante de um Saxo S1600, o que lhe permitiu no ano seguinte dar o salto para a categoria máxima com um Xsara WRC.
O carro nasceu em 1996 como substituto do AX, embora a semelhança entre ambos seja quase nula, uma vez que o Saxo representa um novo estilo de veículo pelo seu design de formas suaves e arredondadas. Homologado em 1997, as qualidades do carro colocaram-no imediatamente na linha da frente e os êxitos não tardaram a chegar.
Depois de ganhar o primeiro título com Loeb, um piloto catalão, Dani Solà, destacou-se e voltou a alcançar o título Mundial de Júnior, nova denominação da categoria.
Juntamente com Solà subiram ao pódio os seus colegas de equipa, o italiano Andrea Dallavilla e o finlandês Janne Tuohino.
O domínio no Mundial tem vindo a ser comprovado pelos êxitos nos campeonatos nacionais, nos quais o Saxo S1600 ganhou dois títulos em Espanha (de pilotos, com Jesús Puras e de construtores), Alemanha, França, Bélgica, Hungria e Portugal.
O título de Solà no Mundial Júnior de 2002 ficou a dever-se às três vitórias alcançadas em seis das provas que formam a categoria. Obteve o seu primeiro triunfo no Rally da Catalunha, e depois seguiram-se os da Alemanha e do RAC, onde começou com um ponto de desvantagem em relação ao seu companheiro e rival Andrea Dallavilla, que teve que se contentar com o segundo lugar na final, a mesma posição que ocupara em 2001, quando ficara atrás de Loeb.
O triunfo indiscutível de Solà na prova britânica valheu-lhe, aos 27 anos, o tão apreciado título e uma grande projeção no mundo dos rallies.
A vitória absoluta começou a forjar-se na Costa Brava, com uma final emocionante entre Solà e Dallavilla. Os dois pilotos da Citroën lançaram-se à vitória na última especial da corrida, uma segunda passagem por Viladrau (35,18 km), e o piloto catalão bateu finalmente o seu rival por 50,3 segundos, após o italiano sofrer um furo quando faltavam 7 km para o fim do rally.
Pos.
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#
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Entry
|
Car
Team |
Gr.
Cat. |
Time
Penalty |
Diff.
Diff. pr. |
Km/h
s/km |
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1.
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#65
|
Sola, Dani -
Romani, Alex
|
Citroen Saxo S1600
|
A6
|
3:52:11.5
|
90.0
|
|||
2.
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#51
|
Dallavilla, Andrea
- Bernacchini, Giovanni
|
Citroen Saxo S1600
|
A6
|
3:53:01.8
|
+50.3
+50.3 |
89.6
0.14 |
||
3.
|
#53
|
Basso,
Giandomenico - Pirollo, Luigi
|
Fiat Punto S1600
|
A6
|
3:54:25.6
|
+2:14.1
+1:23.8 |
89.1
0.39 |
||
4.
|
#64
|
Galli, Gianluigi -
D'Amore, Guido
|
Fiat Punto S1600
|
A6
|
3:58:46.3
|
+6:34.8
+4:20.7 |
87.5
1.13 |
||
5.
|
#62
|
Tuohino, Janne -
Vihavainen, Petri
|
Citroen Saxo S1600
|
A6
|
3:59:31.3
|
+7:19.8
+45.0 |
87.2
1.26 |
||
6.
|
#55
|
Duval, Francois -
Fortin, Jean-Marc
|
Ford Puma S1600
|
A6
|
3:59:33.1
1:40 |
+7:21.6
+1.8 |
87.2
1.27 |
||
7.
|
#57
|
Galanti, Alejandro
- Amigo, Xavier
|
Ford Puma S1600
|
A6
|
4:02:40.2
|
+10:28.7
+3:07.1 |
86.1
1.81 |
||
8.
|
#68
|
Schelle, Niki -
Weiss, Gerhard
|
Suzuki Ignis S1600
|
A6
|
4:04:35.2
|
+12:23.7
+1:55.0 |
85.4
2.14 |
||
9.
|
#71
|
Doppelreiter,
David - Lettner, Thomas
|
Peugeot 206 S1600
|
A6
|
4:06:25.8
|
+14:14.3
+1:50.6 |
84.8
2.45 |
||
10.
|
#63
|
Rowe, Martin -
Wood, Chris
|
Ford Puma S1600
|
A6
|
4:10:42.4
|
+18:30.9
+4:16.6 |
83.3
3.19 |
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