terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AUDI QUATTRO SPORT E2

Rally San Remo 1985
W. Röhrl / C. Geistdörfer



O Audi Quattro Sport E2, também denominado por S1, foi o último elo de um modelo que provocou uma verdadeira revolução no Mundial de Rallies. Um monstro difícil de dominar que detém apenas uma vitória nesta evolução, no San remo de 1985, com o inigualável Walter Röhrl ao volante.
Foi em 1980 que a Audi revolucionou o mundo dos rallies ao apresentar, em Genebra, um modelo que se tornou uma lenda por ser um carro de série com tração total.
O passo seguinte foi o Grupo B, que reunia carros com potências tão espetaculares que acabou por ser abolido ao fim de algum tempo.
O modelo apresentado em Genebra nos inícios da década de 1980, e que viria a conquistar a vitória cinco anos mais tarde no Rally de San Remo, teve quatro evoluções, todas elas com uma trajetória impressionante no mundo da competição.
Os triunfos de Michèlle Mouton, a primeira e única mulher a vencer rallies a de nível mundial, e os de Mikkola, Blomqvist e Röhrl, fazem parte da história talvez sejam até dos capítulos mais espetaculares e competitivos desta modalidade do desporto automóvel.
O Audi Quattro Sport E2 foi a última evolução de um carro que tinha ganho dois títulos de marcas (1982 e 1984) e outros dois de pilotos, em 1983 com Hannu Mikkola e em 1984 com Stig Blomqvist.


O Rally de San Remo remonta a 1928, mas foi a partir de 1961 que teve uma continuidade. Conhecido por Rally das Flores, o simples facto de ser uma prova muito seletiva e na qual a variedade de traçados, das espetaculares e técnicas estradas da Toscana e da Umbria às passagens de montanha da Ligúria, enaltecem o piloto e o carro vencedores.
Foi o cenário de situações dramáticas e polémicas, como a vitória de Björn Waldegaard sobre o seu colega da Lancia, Sandro Munari, ídolo local, por apenas quatro segundos e devido às ordens de equipa ou à desclassificação dos Peugeot em 1986 por irregularidades técnicas. Foi no San Remo que uma mulher, Michèlle Mouton, subiu pela primeira vez ao mais alto lugar do pódio, isto em 1981 com a primeira versão do Quattro.
Quando Röhrl, Campeão do Mundo em 1980 com um Fiat Abarth 131 e em 1982 com um Opel Ascona, chegou ao San remo de 1985, eram os Peugeot 205 T16 de Salonen e Sabi que dominavam graças ao seu motor central e a uma melhor repartição de pesos. Verificou-se rapidamente que o alemão chegou disposto a dar guerra e a sua perícia ao volante valeu-lhe, a ele e à bomba: motor de 2110cc que chegou a rondar os 800 cavalos de potência para 1090kg de peso.


O próprio Röhrl declarou que este era o único carro em toda a sua carreira desportiva que tinha uma tal potência que, por vezes, lhe fugia das mãos.
Logo nas primeiras especiais Röhrl mostrou as suas ambições à vitória e à medida que o rally entrava pela Toscana a sua diferença em relação aos adversários foi aumentando. As tentativas dos Peugeot para reduzir a diferença foram em vãs, e os Lancia 037 de Alen, Toivonen, Biasion e Cerrato rapidamente viram desfeitas as suas aspirações. Apenas Toivonen conseguiu complicar a vida a Röhrl e ao seu co-piloto Christian Geistdörfer na última etapa ao ganhar sete especiais, o que lhe valeu o terceiro lugar, já que o lugar não foi atribuído nessa ocasião em homenagem a Attilio Bettega, que falecera há pouco num acidente no Tour de Corse. É indiscutível que o grande donominador desse San Remo foi Röhrl, com 28 especiais ganhas num total de 43 e uma vantagem de mais de seis minutos sobre Toivonen.
Foi o canto de cisne de um dos melhores pilotos da História e também de um dos carros mais sensacionais, que, tendo em conta as suas caraterísticas, alguma vez apareceu no Mundial de Rallies.




Pos  Nr  Driver/Car  Nat   Gr  Time  Pen. 
 1st  5  Rohrl, Walter
 Audi quattro Sport S1
   DE   B    7h 10m 10s    --:-- 
 2nd  3  Salonen, Timo
 Peugeot 205 Turbo 16 E2
   FI   B    +6m 29s    --:-- 
 3rd  1  Toivonen, Henri
 Lancia Rally 037 evo
   FI   B    +7m 52s    --:-- 
 4th  6  Alen, Markku
 Lancia Rally 037 evo
   FI   B    +8m 33s    --:-- 
 5th  8  Cerrato, Dario
 Lancia Rally 037
   IT   B    +15m 25s    --:-- 
 6th  4  Biasion, Massimo
 Lancia Rally 037
   IT   B    +23m 23s    --:-- 
 7th  9  del Zoppo, Giovanni
 Peugeot 205 Turbo 16
   IT   B    +47m 52s    --:-- 
 8th  26  Grissmann, Werner
 Audi quattro A2
   AT   B    +1h 05m 06s    --:-- 
 9th  14  Wittman, Franz
 Volkswagen Golf GTi
   AT   A    +1h 05m 37s    --:-- 
 10th  18  Turiani, Auguste
 Opel Manta 400
   MC   B    +1h 18m 46s    --:-- 

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