Rally Mil Lagos 1979
M. Alen / I. Kivimäki
O Fiat 131 Abarth nasceu como herdeiro do 124 Abarth e foi um sucesso na história dos rallies pela sua concepção inovadora. Contribuiu para manter o monopólio de títulos de marcas que herdou da Lancia e ao seu volante sentaram-se os melhores pilotos do momento. Markku Alen levou-o à vitória na prova da sua estreia, o Rally Elba, e também lhe deu o seu primeiro triunfo mundial no Mil Lagos de 1976. Três anos mais tarde, no mesmo cenário, voltou a ganhar após travar uma dura batalha com o seu rival mais direto, o Ford Escort RS.
O Fiat 131 Abarth, obra do engenheiro Giorgio Pianta, foi apresentado em Janeiro de 1976 e destinava-se a substituir nos rallies o 124 Abarth. Pela primeira vez num carro de competição, a tecnologia permitia adaptar, num tempo recorde, o veículo inteiro de acordo com as caraterísticas do terreno. Com o motor do Lancia Beta de dois litros e 16 válvulas para 230cv, o 131 Abarth foi o primeiro carro a incorporar fibra de vidro e alumínio em muitas peças. Embora a redução de peso não fosse notória devido às dimensões do 131, como tinha o centro de gravidade muito baixo isso fez dele um dos modelos para competição.
A estreia do 131 Abarth teve lugar no Rally de Elba de 1976 e ocupou os dois primeiros lugares. Contudo, só alguns meses depois, no Mil Lagos, é que Markku Alen levou o carro a conquistar a primeira vitória Mundial, embora o título tenha ido para o Lancia Stratos, que foi retirado no ano seguinte por decisão da empresa.
O piloto finlandês não viu recompensados os seus dotes de condução porque ainda não existia o Mundial de Pilotos; caso contrário, teria ganho o título em 1977 ano que a Fiat venceu o primeiro dos seus três títulos de marcas e no ano seguinte sagrou-se campeão da taça FIA, o troféu em que 1979 acabaria por dar lugar ao primeiro Mundial de Pilotos.
A equipa contava com excelentes especialistas para diferentes tipos de piso. Além de Alen, que inaugurou o palmarés do carro, contava com Röhrl, Salonen, Andruet, Darniche e Bacchelli, todos eles vitoriosos ao volante de um 131 em provas mundiais.
As apostas inovadoras do carro tiveram a sua máxima expressão no RAC de 1978. Com Walter Röhrl ao volante, o seu co-piloto Christian Geistdörfer sentou-se atrás de Röhrl para melhorar a tração e servir de contrapeso. Ficaram no sexto lugar mas a FIA reagiu diligentemente e estipulou normas para que a situação não se repetisse na temporada de 1979, a primeira em que começou o Mundial de Pilotos.
O 131 alcançou ao longo da sua história desportiva 18 vitórias em provas pontuáveis para o Mundial; Alen, com sete e Röhrl com seis, foram os que mais triunfos alcançaram nas seis temporadas de vida do carro, que foi substituído em 1982 por um Lancia, o novo 037, que veio ocupar o lugar do Stratos.
O Ford Escort foi o grande rival do 131, mas a balança acabou por pender para o lado italiano, com três títulos de marcas contra um da Ford. Porém, o construtor norte-americano desforrou-se em 1979 com uma «dobradinha» única, pois venceu o seu único Mundial de marcas e o primeiro de pilotos graças ao sueco Björn Waldegaard.
No Mil Lagos de 1979 Alen obteve a terceira das suas seis vitórias neste rally dificílimo. O mais laureado na prova que tornou famosos os «finlandeses voadores», continua a liderar o palmarés deste rally com seis vitórias. Foram os Escort de Hannu Mikkula, Ari Vatanen e Björn Waldegaard os que mais se opuseram à vitória de Alen, que assumiu a liderança no final do primeiro dia. Contudo, um furo fez com que Mikkola ocupasse o primeiro lugar, posição que manteve até partir a junta da cabeça do seu Escort RS quando faltavam quatro troços para o final da primeira etapa.
Alen retomou o comando e não voltou a perdê-lo apesar dos ataques de Vatanen, que no último dia chegou a rondar a apenas 18 segundos do líder. Por fim, um furo e a eficácia de Alen nos últimos longos troços aumentou essa diferença para um minuto e meio e permitiu que o piloto da Fiat triunfasse.
Quanto a Waldegaard, soube poupar o seu Escort de maneira a ficar em terceiro, assumir a liderança do Mundial e a sagrar-se o primeiro Campeão do Mundo da História três meses mais tarde.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 1 | Alen, Markku Fiat 131 Abarth | FI | G4 | 4h 01m 11s | --:-- |
2nd | 8 | Vatanen, Ari Ford Escort RS | FI | G4 | +1m 31s | --:-- |
3rd | 5 | Waldegard, Bjorn Ford Escort RS | SE | G4 | +6m 04s | --:-- |
4th | 18 | Gronholm, Ulf Fiat 131 Abarth | FI | G4 | +9m 30s | --:-- |
5th | 6 | Salonen, Timo Datsun 160J | FI | G2 | +10m 39s | --:-- |
6th | 24 | Lampi, Lasse Ford Escort RS | FI | G2 | +13m 03s | --:-- |
7th | 20 | Rainio, Tapio Toyota Celica | FI | G2 | +13m 09s | --:-- |
8th | 4 | Eklund, Per Triumph TR7 | SE | G4 | +16m 37s | --:-- |
9th | 15 | Pitkanen, Erkki Datsun 160J | FI | G2 | +18m 50s | --:-- |
10th | 52 | Vilpponen, Pekka Ford Escort RS | FI | G4 | +19m 13s | --:-- |
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