Rally de Portugal 1974
R. Pinto / A. Bernacchini
O Fiat 124 Abarth teve uma vida competitiva curta, mas marcou uma época precisamente quando o campeonato do Mundo de Marcas estava a nascer e os Pilotos era já um sério projeto. Uma das vitórias mais destacadas deste carro foi obtida pelo italiano Raffaele Pinto no Rally de Portugal de 1974, uma prova sempre muito seletiva pelo seu traçado e pelos seus espetaculares troços de terra.
A Fiat entrou para os rallies em 1970 com o 124 Sport Spider. O carro só se tornou verdadeiramente competitivo depois de passar pelas mãos dos engenheiros da Abarth, que o modificaram em função dos regulamentos do Grupo 4.
Tudo isto passou-se na época em que a Fiat assumiu o controlo da Abarth, em 1971. Noano seguinte, a marca italiana ganhou o título europeu com um 124 Sport Spider conduzido por Raffaele Pinto, um piloto multidisciplinar que sabia o que era ganhar em diferentes modalidades das quatro rodas e que se estreou nos rallies em Monte Carlo, na edição de 1968, ao volante de um Fulvia HF. Em 1972, a Fiat ficou em segundo lugar na classificação de marcas. Nesse ano, Pinto foi imbatível no Europeu, vencendo na Costa Brava, Hessen, Semperit, Polónia, Jugoslávia e Mille Minuti. No ano seguinte, o seu co-piloto Gino Macaluso foi substituído por Arnaldo Bernacchini e a nova dupla ficou em segundo na Costa Brava e em San Martino di Castozza.
O seu grande momento chegou em 1974, com o triunfo em Portugal, a única vitória da sua carreira num rally pontuável para o Mundial. Até há tempo, a prova portuguesa era uma das mais antigas do mundial e foi desde sempre um modelo a seguir. O primeiro Rally de Portugal foi para a estrada em 1964, organizado pela TAP, a transportadora aérea nacional, como prova exclusiva para os seus trabalhadores. Três anos depois assumiu caráter internacional devido à sua organização modelo, a cargo do ACP e da grande energia de César Torres, ao seu avançado conceito de segurança e a um traçado difícil e repletos imprevistos. A sua fama propagou-se num ápice e depressa compareceram as grandes marcas e os pilotos de elite, umas para testar os últimos avanços tecnológicos e outros para engrandecer o seu palmarés.
Em 1970 começou a pontuar para o Europeu de Rallies e a partir de 1974, quando a FIA criou o Mundial de Rallies, pontuou para este recém criado campeonato.
Foi no ano que nasceu o Campeonato do Mundo de Pilotos que o Domínio dos pilotos dos 124 Abarth se fez sentir: monopolizaram o pódio pois, além de Pinto subiram Alcide Paganelli e Markku Alen. Pinto bateu o primeiro por 3'57'' e o segundo por 11´02''.
Em 1974 ainda não existia o título de pilotos, mas apenas o de marcas, o que colocou a Lancia (com o seu Stratos) à frente da Fiat, depois de selecionados os seis melhores resultados de um total de oito provas.
A partir de 1975 Raffaele Pinto, sempre com Arnaldo Bernacchini como seu co-piloto, tornou-se piloto oficial da Squadra Corse Lancia ao volante de um Stratos, e manteve-se assim até 1977, vencendo S. Martino di Castrozza, Coppa Liburna e o Rally da Sicília, além de ficar em segundo lugar no Tour de Corse de 1977.
O Fiat 124 Abarth de série tinha 126 cavalos contra os 165-170 dos de competição, nos quais se ensaiaram avanços como a injeção ou as 16 válvulas. o Fiat 124 Abarth foi um dos melhores carros de competição Produzidos pela marca de Turim graças às elevadas performances do seu motor de quatro cilindros em linha com 1756cc e à sua carroçaria, desenhada por Pininfarina, e que se destacava pelas suas linhas elegantes.
Este modelo estreou-se nos rallies em 1973, com um motor de 165cv, que passou a ser de 180cv na época seguinte. A última prova importante do 124 Abarth foi o Monte carlo de 1976, sendo substituído no ano seguinte pelo 131 Abarth. Além de subir ao primeiro lugar do pódio em Portugal, em 1974, com Pinto, no ano seguinte Markku Alen repetiu a vitória no mesmo cenário e com um carro idêntico. Em 1973, Achim Warmboldt e Jean Todt venceram o Rally da Polónia.
Obteve ainda muitas outras vitórias em provas do Campeonato da Europa, incluindo o título em 1975, e de Itália, com vitórias absolutas de 1973 a 1975.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 2 | Pinto, Raffaele Fiat 124 Abarth Spider | IT | G4 | 6h 26m 15s | --:-- |
2nd | 8 | Paganelli, Alcide Fiat 124 Abarth Spider | IT | G4 | +3m 57s | --:-- |
3rd | 6 | Alen, Markku Fiat 124 Abarth Spider | FI | G4 | +11m 02s | --:-- |
4th | 3 | Andersson, Ove Toyota Corolla | SE | G2 | +14m 39s | --:-- |
5th | 4 | Kallstrom, Harry Datsun 260Z | SE | G4 | +28m 12s | --:-- |
6th | 16 | Neyret, Robert Renault-Alpine A110 | FR | G4 | +38m 03s | --:-- |
7th | 14 | Fischer, Georg BMW 2002 | AT | G2 | +38m 47s | --:-- |
8th | 15 | Romaozinho, Francisco Citroen GS | PT | G2 | +50m 49s | --:-- |
9th | 12 | Sclater, Chris Ford Escort RS1600 | GB | G2 | +1h 00m 44s | --:-- |
10th | 25 | Borges, Antonio Fiat 124 Abarth Spider | PT | G4 | +1h 01m 40s | --:-- |
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