Rally de Monte Carlo 2003
M. Martin / M. Park
Markko Martin é já a grande revelação do Mundial de Rallies de 2003. Ao volante do Ford Focus WRC, um dos poucos carros que, aparentemente, parece reunir condições para travar os Peugeot, este piloto estónio de mãe finlandesa irrompeu em força na competição máxima e é um sério candidato ao título.
Após cinquenta anos de presença no rallies, um título de construtores (1980) e dois de pilotos, com o sueco Björn Waldegaard em 1979 e com o finlandês Ari Vatanen dois anos depois, a Ford decidiu retirar o mítico Escort para dar lugar em 1999 a um novo modelo, o Focus WRC, que foi apresentado no Salão de Birmingham.
As principais novidades eram o posicionamento do motor e a caixa de velocidades. Até essa altura as quatro rodas motrizes implicavam que o motor e a caixa de velocidades estivessem apoiados lateralmente. Porém, com a adptação da posição vertical houve uma nova repartição de peso que, a par de numerosos elementos de liga de titânio, fez do Focus um bólide ultramoderno.
O Focus WRC teve uma estreia excelente no Mundial com o terceiro lugar obtido por Colin McRae no Monte Carlo de 1999. Nas suas quatro primeiras temporadas no Mundial o Focus WRC obteve onze vitórias, nove por Colin McRae e duas por Carlos Sainz.
Monte Carlo é um caso à parte no mundo dos rallies; é uma prova de personalidade própria e a que maiores atenções cativa por parte da maioria dos pilotos devido à sua história mítica. A Ford apresentou-se para 2003 com a intenção de ampliar o seu magro palmarés neste rally, no qual subiu ao primeiro lugar do pódio em 1994 graças a François Delecour e ao seu Escort RS Cosworth.
A verdade é que a concorrência dos Citroën e dos Peugeot, que ocuparam os cinco primeiros lugares após a primeira etapa, não facilitaram nada a vida a Markko Martin, que conseguiu ficar em sexto. O seu colega François Duval terminou o primeiro dia no décimo lugar.
Grönholm liderava com supremacia e não estava disposto a ser destronado. Contudo, um forte embate numa pedra durante a terceira especial do segundo dia fez com que o atual campeão em título perdesse mais de meia hora e a liderança foi assumida por Sébastien Loeb, bem secundado pelos seus colegas da Citroën, McRae e Sainz, segundo e terceiro respetivamente. Martin conseguiu ultrapassar Burns e terminou o segundo dia na quarta posição, a 39'' de Sainz.
O estónio sonhou com um lugar no pódio e largou para o último dia disposto a conquista-lo. Fez frente a Sainz no décimo troço, levou a melhor e acumulou uma vantagem de oito segundos sobre o espanhol. Porém, dois «scratch» seguidos do espanhol nas duas últimas especiais, nas quais Martin foi segundo, relegaram o piloto da Ford para o quarto lugar, apenas a 3 segundos de Sainz.
Foi um Monte Carlo duro, onde ao contrário da edição anterior, que se disputou em asfalto seco, em 2003 se conjugaram o frio, a chuva, a lama e a neve para tornarem ainda mais difícil um rally que já tem fama de ser seletivo e implacável para com o mais pequeno erro.
A nova estrela do Mundial nasceu em Tallin, a capital da estónia, a república mais ocidental da ex URSS.
O pai competia nos campeonatos de rallies locais e a mãe era finlandesa. Acompanhando constantemente o pai nos rallies, não perdia qualquer pormenor do trabalho nas assistências. Estreou-se aos 18 anos depois de ter arranjado um Lada que comprou a um tio, e a partir daí a sua progressão foi imparável. Foi segundo no primeiro ano e ganhou o campeonato do seu país no ano seguinte. Depois de passar por diferentes categorias, começou a participar nalguns rallies do Mundial e em 1998 ficou em nono no RAC. Pouco depois, Ove Andersson, patrão da Toyota, reparou nele e deu-lhe a oportunidade de pilotar um Corolla em 1999. Em 2001 assinou pela Subaru e no ano seguinte pela Ford, obtendo um segundo lugar no RAC Rally, o seu melhor resultado até à conquista das vitórias em 2003, na Acrópole e no Mil Lagos.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 18 | Loeb, Sebastien Citroen Xsara WRC | FR | A8 | 4:29:11,4 | --:-- |
2nd | 17 | McRae, Colin Citroen Xsara WRC | GB | A8 | +38,1 | --:-- |
3rd | 19 | Sainz, Carlos Citroen Xsara WRC | ES | A8 | +52,2 | --:-- |
4th | 4 | Martin, Markko Ford Focus RS WRC 02 | EE | A8 | +55,5 | --:-- |
5th | 2 | Burns, Richard Peugeot 206WRC (2002) | GB | A8 | +3:16,5 | --:-- |
6th | 20 | Robert, Cedric Peugeot 206WRC (2001) | FR | A8 | +5:16,7 | --:-- |
7th | 5 | Duval, Francois Ford Focus RS WRC 02 | BE | A8 | +5:17,1 | --:-- |
8th | 10 | Schwarz, Armin Hyundai Accent WRC3 | DE | A8 | +6:42,3 | --:-- |
9th | 14 | Auriol, Didier Skoda Octavia WRC Evo3 | FR | A8 | +7:13,8 | --:-- |
10th | 22 | Kresta, Roman Peugeot 206WRC (2001) | CZ | A8 | +7:50,9 | --:-- |
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