RAC Rally 1985
H. Toivonen / N. Wilson
O Lancia Delta S4, paradigma do mítico Grupo B do Mundial de Rallies, teve uma trajetória curta mas brilhante. Contudo, a sua potência desmesurada, 470cv declarados para quase 1000 quilos de peso, acelerou a abolição desta categoria após o trágico acidente que custou a vida a Henri Toivonen e ao seu co-piloto Sergio Cresto no Tour de Corse de 1985. Poucos meses antes, o S4 tinha-se estreado no Lombard RAC Rally, com a vitória de Toivonen, depois de dominar a prova do princípio ao fim, à frente do seu colega Markku Alen.
Em meados da década de 1980 os Peugeot 205 e os Audi Quattro eram os dominadores do Grupo B do Mundial de Rallies. A Lancia ganhara o título de marcas em 1983 com o 037 (três vitórias de Markku Alen e duas de Walter Röhrl), com tração traseira contra a integral dos Audi. Contudo, o modelo da marca italiana não se mostrou à altura dos seus rivais, e em 1985 desenvolveu-se o Delta S4, um verdadeiro «puro-sangue» que impôs como o mais eficaz dos grupo «B». Tinha um motor central longitudinal de quatro cilindros, com a novidade de ser alimentado por um compressor volumétrico e um turbocompressor, para aproveitar as vantagens a baixos regimes do primeiro e a regimes altos do segundo. Tudo isto com uma potência de 550cv e um chassi leve, muito leve.
Apesar de ser uma «bomba», o Delta S4 não obteve os resultados esperados nas suas primeiras provas no Campeonato da Europa, pilotado por Neil Wilson. Porém, uns pequenos retoques, e com Toivonen ao volante, mudaram tudo e na sua estreia no Mundial o S4 arrasou no RAC.
Toivonen, juntamente com Röhrl, foram os únicos pilotos capazes de manobrar as terríveis feras que eram o Delta S4, no caso do finlandês, e o Audi Quattro, no do alemão. À excepção destes dois pilotos, a potência destes carros fazia com que as curvas se tornassem um tormento para todos os outros.
Henri Toivonen nasceu a 25 de Agosto de 1956 em Jyväskylä, Finlândia. O pai Pauli Toivonen, tinha sido Campeão da Europa de Rallies em 1966 e Henri começou a competir em monolugares (Fórmula K). Passou depois aos turismos e sagrou-se Campeão da Finlândia. Regressou aos monolugares (Fórmula V) e venceu uma prova do campeonato escandinavo. Passou à categoria superior, a Fórmula Super-V, e triunfou numa corrida da série europeia. A sua estreia no Mundial ocorreu em 1975, com o abandono, no Rally da Finlândia ao volante de um Simca Rally 2. Foi em 1978 que entrou para a equipa Citroën, disputado os rallies de Portugal e Acrópole. Não acabou nenhum, mas foi o mais rápido da marca francesa com apenas 22 anos. Em 1980 ganhou o Artic Rally e foi disputar o RAC Rally com um Talbot Sunbeam Lotus na mesma equipa de Guy Fréquelin e Russel Brookes.
Aí deslumbrou toda a gente, vencendo a prova perante pilotos muito mais experientes, e com 24 anos tornou-se o mais jovem vencedor de um rally mundial.
No ano seguinte viu o seu programa de participação no Mundial ampliado, mas depressa percebeu que o seu Sunbeam nada podia fazer contra os potentes Quattro e 205 do recém-criado grupo «B». Apesar disto, ficou em segundo em San Remo e em Portugal e foi quinto em Monte Carlo.
Em 1983 participou em provas de resistência e rallies. Só conseguiu disputar as Seis Horas de Mugello, onde acabou em terceiro pilotando um Porsche 956 e fazendo equipa com Jonathan Palmer e Derek Bell. Nos rallies correu no Europeu com um Porsche e, tendo em conta que faltou a várias provas por doença, ganhou a Costa Esmeralda para acabar em segundo o campeonato, atrás de Carlo Capone e do seu Lancia 037.
A Lancia ofereceu-lhe um volante em 1984 e a terceira posição no Mil Lagos foi o seu melhor resultado com o 037.
No seu segundo ano com a marca italiana correu quatro provas e subiu ao pódio em duas (San Remo, onde foi terceiro, e a vitória no RAC). A sua segunda vitória no Mundial, cinco anos depois de ter revelando com um jovem prodigioso nessas mesmas entradas britânicas, fechava um parêntesis demasiado longo para as qualidades do piloto. Voltou a fascinar com a sua condução pelas estreitas florestais dos arredores de Nottingham. Começou o ano de 1986 com um novo co-piloto, Sergio Cresto, e acabou como em 1985, vencendo. Foi no Monte Carlo, com mais de 4 minutos sobre Timo Salonen e o seu 205 Turbo e vencendo treze especiais. quando tudo fazia prever a sua «explosão», Toivonen abandonou nos dois seguintes (Suécia e Portugal) e, no fatídico dia 3 de Maio, quando disputava a segunda etapa do Tour de Corse, acabou por perder a vida. A prova francesa ceifava uma nova vítima, após a morte de Attilio Bettega no ano anterior quando pilotava o Lancia 037.
Foi no km 7 do 17º troço do Tour de Corse, depois de marcar quatro scratch consecutivos (para um total de doze) e ao liderar com mais de 2 minutos de vantagem sobre Bruno Saby, que Toivonen perdeu o controlo do carro e se precipitou por uma ravina. O finlandês disputou a prova apesar de estar com a gripe. Parou na assistência de Corte, montou slicks e, assim que largou, começou a chover e depois a cair granizo. Toivonen e Cresto morreram carbonizados, pois o carro incendiou-se após o embate. O depósito de gasolina, que a Lancia assegurou ser de kevlar e titânio, estava debaixo dos assentos. A sua morte provocou o desaparecimento do Grupo B, 24 horas depois do acidente. Sem esperar por informações técnicas, o comité executivo da FISA reuniu-se com caráter de urgência para decidir a proibição do Grupo B no Mundial de Rallies de 1987. A morte de Toivonen teve muito a ver com o fato. O seu desaparecimento aos 29 anos marcou o fim de uma época do Mundial de Rallies, talvez a mais espetacular, e deixou uma incógnita, a de se saber até onde poderia ter chegado este piloto finlandês.
Pos | Nr | Driver/Car | Nat | Gr | Time | Pen. |
1st | 6 | Toivonen, Henri Lancia Delta S4 | FI | B | 9h 32m 05s | --:-- |
2nd | 3 | Alen, Markku Lancia Delta S4 | FI | B | +56s | --:-- |
3rd | 10 | Pond, Tony MG Metro 6R4 | GB | B | +2m 27s | --:-- |
4th | 8 | Eklund, Per Audi quattro A2 | SE | B | +26m 30s | --:-- |
5th | 5 | Kankkunen, Juha Toyota Celica Twincam Turbo | FI | B | +38m 48s | --:-- |
6th | 14 | McRae, Jimmy Opel Manta 400 | GB | B | +43m 56s | --:-- |
7th | 17 | Kaby, Terry Nissan 240 RS | GB | B | +52m 03s | --:-- |
8th | 11 | Brookes, Russell Opel Manta 400 | GB | B | +53m 45s | --:-- |
9th | 25 | Millen, Rod Mazda RX7 | NZ | B | +57m 34s | --:-- |
10th | 9 | Carlsson, Ingvar Mazda RX7 | SE | B | +57m 52s | --:-- |
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