sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

HYUNDAI ACCENT WRC

Rally de Monte Carlo 2003
F. Loix / S. Smeets




Tal como entrou no Mundial, com discrição, a marca Hyundai continua a progredir e a evoluir os seus modelos de uma forma constante e com a ideia de que a sua participação no Mundial ajuda a marca coreana a conquistar novos mercados graças ao seus empenho desportivo.
Desenvolvido pela equipa MSD, antigamente especializada em corridas de Superturismos, o Hyundai Accent WRC tem uma boa base que lhe permite continuar a progredir desde a sua estreia no Mundial de 1997, com Jim McRae ao volante de um Accent 1300. O problema é que a MSD não dispõe nem dos orçamentos nem dos meios das outras equipas, mas asua presença no Mundial consolidou-se mostrando uma margem de melhorias bastante ampla.
Não há pressa em ganhar porque se trata de um trabalho de longo prazo. Começou por participar na Fórmula 2 (dois litros, duas rodas motrizes), deixando clara uma falta de desenvolvimento e competividade. Os esforços de Kenneth Eriksson foram vitais para que o carro acabasse por se tornar uma referência na sua categoria. Só faltou ganhar o título nessa categoria.


Quase ganhou em 1999, quando o novo WRC estava já afinado para a nova temporada, mas a Renault acabou por vencer a partida.
A Eriksson juntou-se Allister McRae e estrearam-se com o novo carro no Rally da Suécia de 2000.
Desenvolver um carro através de uma participação em onze provas não foi fácil mas o trabalho deu os seus frutos e McRae e Eriksson alcançaram os seus primeiros «scratchs». A nota negativa foi o facto de Allister ter sido o único piloto de fábrica, juntamente com Lis Climent (Skoda), que não conseguiu pontuar no Mundial de 2000.
Em 2001 trabalhou-se afundo o ponto fraco do carro, o motor. Apesar da falta de meios, ganhou-se em potência e correu-se o Mundial inteiro, tendo sido alcançados alguns bons resultados. A Eriksson e McRae uniu-se Piero Liatti, especialista em asfalto, e Juha Kankkunen, que apenas correu no Mil Lagos.


O Accent WRC é um carro que poderá vir a ganhar provas no Mundial desde que a equipa consiga um aumento dos seus recursos financeiros e humanos para explorar plenamente o potencial do carro. Porém, não há pressa na firma coreana: a planificaçaõ é a longo prazo.
Para a temporada de 2002 a Hyundai contratou como pilotos o alemão Armin Schwarz, o belga Freddy Loix e o finlandês Jussi Välimäki, que continuaram a consolidar o carro dentro da sua categoria sem resultados espetaculares mas com uma regularidade exemplar. Terminaram o campeonato colocando a Hyundai na quarta posição do Mundial de marcas.
Em 2003, o início não foi muito promissor. Uma violenta saída de pista de Loix na nona especial do Rally de Monte Carlo deitou por terra a ilusão com a qual se começa sempre qualquer Mundial, deixando o piloto com um pé lesionado. No entanto, na Suécia já estava de novo a competir, apesar de ter que se deslocar com muletas, e mesmo assim conseguiu acabar a prova no décimo lugar.




11  Loix, Freddy
 Hyundai Accent WRC3
   BE   A8   SS11  retired
  off road

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