sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SUBARU IMPREZA WRC

Rally da Nova Zelândia 2003
T. Mäkinen / K. Lindström



A Subaru foi a última marca japonesa a chegar ao Mundial de Rallies depois da Toyota e da Mitsubishi terem aberto o caminho uns anos antes. Integrou-se progressivamente na competição; venceu com o Impreza três títulos consecutivos de marcas e dois dos seus pilotos sagrarem-se Campeões do Mundo, o escocês Colin McRae, em 1995, e o inglês Richard Burns, em 2001. Foi no princípio da década de 1990 que os responsáveis pela Subaru decidiram experimentar o mercado europeu, um terreno desconhecido até então, e a tática publicitária foi competir ao mais alto nível. Um acordo com a Prodrive, equipa de engenharia desportiva dirigida por David Richards, foi a chave que lhes abriu a porta do Mundial de Rallies, primeiro com os pesados e pouco fiáveis Legacy RS, e depois, em 1993, com o Impreza 555, mais leve e manobrável, mas mantendo o motor boxer de dois litros do Legacy, que lhe proporcionava uma motricidade perfeita. Uma acertada distribuição de pesos e uma suspensão eficaz fizeram deste carro o dominador do Mundial de 1995 a 1997. Na primeira temporada triunfal, em 1995, a Subaru alcançou uma «dobradinha» ao conquistar o título de marcas e coroar Colin McRae, um piloto formado na Subaru e que destruiu alguns Legacy antes de mostrar a sua eficiência.


 O ano de 1997 foi a estreia do WRC, coincidindo com a entrada em vigor das normas World Rally Cars. A Prodrive desenvolveu um novo Impreza de duas portas, que ganhou oito das catorze provas com Piero Liatti, Kenneth Eriksson e Colin McRae. E assim chegou o terceiro título de marcas consecutivo, que foi acompanhado por um certo sabor a fel porque o escocês ficou apenas a um ponto de Mäkinen e do seu Mitsubishi na luta pelo título de pilotos. O finlandês obtinha o seu segundo reinado dos quatro consecutivos no Mundial de Pilotos, de 1996 a 1999.


Em 2001, a Subaru regressou ao nível mais alto com Richard Burns, que se sagrou Campeão do Mundo e no ano seguinte contratou Tommi Mäkinen para substituir o britânico, que foi contratado pela Peugeot. O finlandês, por seu lado, abandonou a Mitsubishi com um balanço de quatro títulos consecutivos no palmarés e um de marcas para dar à Subaru. O inicio não podia ser mais prometedor porque Mäkinen, um piloto tão frio como rápido e eficaz, estreou-se com a Subaru a vencer o Rally de Monte Carlo pela quarta vez consecutiva. Mas aqui acabou-se a estrela da sorte neste Mundial porque os resultados não o acompanharam, e só voltou a subir mais duas vezes ao pódio como terceiro, no Chipre e Nova Zelândia, terminando o Mundial de Pilotos na oitava posição. Em 2003 não pôde lutar por uma quinta vitória em Monte Carlo devido a um despiste na quinta especial que o obrigou a abandonar. Na Suécia foi segundo atrás de um Grönholm impecável. Na Turquia, onde o espanhol Carlos Sainz se impôs com o seu Xsara, também andou sempre longe dos primeiros e acabou em oitavo. Na Nova Zelândia, prova que vencera em 1999, nada pôde fazer contra um Grönholm que triunfava pelo segundo ano consecutivo com o 206 WRC, e ficou-se pelo sétimo lugar.



Pos 
 Nr 
 Driver/Car
  Nat 
  Gr 
 Time 
 Pen. 
 1st 
 1 
 Gronholm, Marcus
 Peugeot 206WRC (2002)
   FI 
  A8 
   3:45:21.2 
   --:-- 
 2nd 
 2 
 Burns, Richard
 Peugeot 206WRC (2002)
   GB 
  A8 
   +1:08,7 
   --:-- 
 3rd 
 7 
 Solberg, Petter
 Subaru Impreza WRC2003
   NO 
  A8 
   +2:09,8 
   --:-- 
 4th 
 18 
 Loeb, Sebastien
 Citroen Xsara WRC
   FR 
  A8 
   +4:15,4 
   --:-- 
 5th 
 15 
 Gardemeister, Toni
 Skoda Octavia WRC Evo3
   FI 
  A8 
   +8:13,8 
   --:-- 
 6th 
 32 
 McRae, Alister
 Mitsubishi Lancer WRC Step 2
   GB 
  A8 
   +9:14,2 
   --:-- 
 7th 
 8 
 Makinen, Tommi
 Subaru Impreza WRC2003
   FI 
  A8 
   +9:50,2 
   5:10 
 8th 
 14 
 Auriol, Didier
 Skoda Octavia WRC Evo3
   FR 
  A8 
   +10:08,6 
   --:-- 
 9th 
 5 
 Duval, Francois
 Ford Focus RS WRC 03
   BE 
  A8 
   +11:11,7 
   0:20 
 10th 
 6 
 Hirvonen, Mikko
 Ford Focus RS WRC 02
   FI 
  A8 
   +13:42,3 
   --:-- 

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