Rally de Portugal 1992
J. Kankkunen / J. Piironen
Desde a criação do Mundial de Construtores em 1970, nenhuma marca conseguiu chegar ao nível da Lancia, vencedora de onze edições, seis das quais com o Integrale nas suas diferentes versões, e a última com o Super Delta Integrale. O Lancia Integrale fez história no Mundial de Rallies depois de dominar o panorama durante vários anos e passar por diversas evoluções.
A marca italiana já conquistou nada mais nada menos que 74 vitórias e onze títulos mundiais de construtores, seis deles consecutivos (1987-1992) com o Delta Integrale nas suas diferentes versões.
Quanto a pilotos, são quatro os laureados: dois com Miki Biasion (1988 e 1989) e outros dois com Juha Kankkunen (1987 e 1991).
Todos os modelos do Delta tiveram por base o original, desenhado por Giorgio Guigaro em 1979, e usaram uma evolução do chassi do Fiat Ritmo, sobre o qual foi montado um motor turbo de transmissão integral. Os melhores pilotos da história recente do campeonato já se sentaram ao volante de um Delta pelo menos uma das suas versões. Juha Kankkunen, Miki Biasion, Didier Auriol, Markku Alen, Henri Toivonen, Walter Röhrl e Carlos Sainz guiaram este carro para engrandecer o seu palmarés e o da Lancia.
Foi em 1987 que arrancou a época dourada dos Delta com a estreia do HF 4WD no grupo A, após o declínio do grupo B, que perdeu contato com a produção standard. Foi chegar, ver e vencer. No Rally de Monte Carlo, estreia e vitória com Biasion ao volante. A saga prosseguiu em Portugal com Alen, que voltou a vencer na Acrópole. Nesse ano, a Lancia ganhou no Olympus, na Argentina, nos 1000 Lagos, em San Remo e no RAC: Kankkunen sagrou-se Campeão do Mundo e o Delta conquistou o seu primeiro título de marcas.
Em 1992, depois de vencer no ano anterior o décimo título de marcas, a Lancia anunciou que se retirava dos rallies. Felizmente, o Super Delta manteve-se em cena com as cores da Martini Racing, equipa que manteve uma boa relação com a marca durante 16 anos.
Nesse ano, Juha Kankkunen partiu como campeão depois deter oferecido o título de marcas à Lancia na temporada anterior. O finlandês foi, até à chegada do seu compatriota Marcus Grönholm, o piloto mais laureado do mundial, com quatro títulos ganhos com três carros diferentes: Peugeot, Lancia (dois) e Toyota, e um total de 23 vitórias em rallies.
Com as coisas neste pé, Kankkunen chegou a Portugal, terceira prova, a seguir à vitória do seu colega Auriol em Monte Carlo e de Jonsson (Toyota) na Suécia. Na sempre difícil prova lusitana, os Ford de Delecour e Biasion começaram por dominar, mas no final da primeira etapa, na qual houve a lamentar a morte de um espetador, Aghini já tinha colocado o seu Super Delta no segundo lugar e Kankkunen estava em quarto. No dia seguinte, Delecour abandonou com o diferencial partido quando liderava e Kankkunen terminou o dia no primeiro lugar depois de vencer seis das sete especiais. Foi nessa segunda etapa que se concretizou aquela que seria a única vitória do finlandês nesse ano, quando se impôs por mais de minuto e meio a Biasion e ao Ford e quase cinco sobre o terceiro, Carlos Sainz e o seu Toyota, que nesse ano se sagraria Campeão do Mundo com quatro vitórias contra as seis de Auriol.
A regularidade de Kankkunen, que obteve apenas essa vitória, permitiu-lhe terminar o campeonato no segundo lugar, apenas a dez pontos do espanhol.
Para a Lancia, o consolo foi ganhar o seu último Mundial de Construtores com muita vantagem face à Toyota.
Pos
|
Nr
|
Driver/Car
|
Nat
|
Gr
|
Time
|
Pen.
|
1st
|
4
|
Kankkunen, Juha
Lancia Delta HF Integrale |
FI
|
A8
|
6h 24m 37s
|
--:--
|
2nd
|
7
|
Biasion, Massimo
Ford Sierra Cosworth 4x4 |
IT
|
A
|
+1m 33s
|
--:--
|
3rd
|
1
|
Sainz, Carlos
Toyota Celica Turbo 4WD (ST185) |
ES
|
A
|
+4m 59s
|
--:--
|
4th
|
9
|
Alen, Markku
Toyota Celica Turbo 4WD (ST185) |
FI
|
A
|
+5m 32s
|
--:--
|
5th
|
10
|
Salonen, Timo
Mitsubishi Galant VR-4 Evo |
FI
|
A
|
+6m 39s
|
--:--
|
6th
|
11
|
Chatriot, Francois
Nissan Sunny GTI-R |
FR
|
A
|
+21m 04s
|
--:--
|
7th
|
17
|
Bardolet, Jose Maria
Ford Sierra Cosworth 4x4 |
ES
|
A
|
+29m 18s
|
--:--
|
8th
|
25
|
Santos, Joaquim
Toyota Celica GT-4 (ST165) |
PT
|
A
|
+36m 43s
|
--:--
|
9th
|
20
|
Menem Jr., Carlos
Lancia Delta HF Integrale |
AR
|
N
|
+38m 10s
|
--:--
|
10th
|
26
|
Leite Faria, Jose Miguel
Ford Sierra RS Cosworth |
PT
|
A
|
+48m 31s
|
--:--
|
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