quinta-feira, 22 de março de 2012

MITSUBISHI LANCER EVO III

T. Mäkinen / S. Harjanne
Rally Mil Lagos Finlândia 1996



O Mitsubishi Lancer é, sem margem de dúvidas, um carro mítico na história dos rallies. Entre os anos de 1996 e 1999 deu um título de marcas à fábrica nipónica e quatro de pilotos, consecutivos, a Tommi Mäkinen. Além disso, o Lancer foi sete vezes Campeão do Grupo N no Mundial. Com o Evo III venceu o primeiro campeonato e com o VI o último, em 1999.
O primeiro Lancer Evo apareceu em 1993 para substituir o Galant VR-4 como carro oficial da Mitsubishi para o Mundial de Rallies. Somou 25 vitórias e ao longo de quatro anos a sua supremacia foi incontestável. O primeiro Evo, no ativo de 1993 a 1994, pesava menos 180 quilos que o seu antecessor, o Galant. A potência do modelo seguinte (1995) foi aumentada para 260cv e houve o compromisso de aumentar 10cv em cada evolução posterior. Foi notória a melhoria da estabilidade e da aerodinâmica. Neste aspeto trabalhou-se muito a fundo no Evo III, dado que as velocidades nas provas aumentavam cada vez mais. Reduziu-se a distância ao solo e instalou-se um aileron traseiro de maiores dimensões.
A primeira vitória do carro no Mundial foi obtida por Kenneth Eriksson no Rally da Suécia de 1995. O mesmo Eriksson triunfou nesse ano na Austrália, colocando a Mitsubishi em segundo no Mundial de Marcas e o sueco acabou no terceiro lugar.


No ano seguinte teve início a era Mäkinen, que duraria quatro anos. Em 1996 o finlandês triunfou por cinco vezes, Suécia, Quénia (Safari), Argentina, Finlândia e Austrália, e isso valeu-lhe para conquistar o seu primeiro título de Campeão do Mundo.
Com cinco anos, este finlandês nascido a 26 de Junho de 1964 já conduzia tratores porque os seus pais tinham uma exploração agrícola. Começou a competir em corridas de tratores e sagrou-se campeão do seu país desta especialidade em 1982 e 1985, ano em que se estreou no rallies. Passados dois anos, estreou-se no Mundial no rally do seu país, o Mil Lagos, ao volante de um Lancia Delta Integrale. Nessa temporada sagrou-se Campeão nacional.
A sua carreira desportiva sofreu uma importante viragem em 1990 quando se associou ao seu compatriota Seppo Harjanne como co-piloto, um navegador que já foi Campeão do Mundo em 1985, ao lado de outro compatriota, Timo Salonen. Mäkinen e Harjanne começaram a disputar a Taça FIA do Grupo N, carros de série, com um Mitsubishi Galant VR-4. Participaram em cinco provas, ficaram duas vezes entre os dez primeiros e ganharam a sua categoria por três vezes.
Em 1994 Mäkinen assinou pela Ford para disputar apenas duas provas, o Mantta Rallye e o Mil Lagos, e ganhou ambas. Assim os responsáveis da Mitsubishi Ralliart contrataram-no em 1995, temporada em que ficou em quinto no Mundial. Na época seguinte, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evolution III, tornou-se o piloto principal da marca japonesa e sagrou-se Campeão do Mundo depois de vencer cinco das nove provas: Suécia, Quénia (Safari), Argentina, Finlândia e Austrália.
Mäkinen partiu como o grande favorito para o Mil Lagos de 1996, pois tinha sido o vencedor das duas edições anteriores, em 1994 com um Escort RS e em 1995 já com o Lancer.


Contudo, após a primeira etapa foi outro finlandês, Juha Kankkunen, que com um Toyota Celica liderou a classificativa com 41 segundos sobre Mäkinen. Kankkunen não podia pontuar na classificação de marcas, porque nesse ano a Toyota foi suspensa pela FIA, mas só na de pilotos. Kankkunen ganhou sete das onze primeira especiais e chegou a ter quase um minuto de vantagem.
Na segunda etapa do rally viu-se bem que a luta pela vitória seria travada a dois: Mäkinen assumiu a liderança a meio da jornada e terminou com apenas 12 segundos de vantagem em relação a Kankkunen quando ainda faltava um dia de prova. Os outros pilotos estavam todos a mais de dois minutos dos líderes.
No último dia do rally, Mäkinen preocupou-se em controlar o único piloto que o poderia derrotar. Não só o controlou com também aumentou a diferença para 46 segundos. Com os abandonos de Carlos Sainz, que na última especial ficou com a caixa de velocidades do seu Escort bloqueada, e de Colin McRae, Mäkinen cavou um fosso na geral do Mundial de 33 pontos sobre o piloto espanhol, o seu mais direto rival na luta pelo título.
Com efeito, o finlandês venceu o rally seguinte, o da Austrália, e sagrou-se pela primeira vez Campeão do Mundo quando ainda faltavam disputar os dois últimos rallies, San Remo e Catalunha, que foram ganhos por Colin McRae. Desde 1991 que o título só se decidia na última prova, mas com a entrada em cena de Mäkinen este impôs novas maneiras de reinar e manteve a coroa durante quatro anos consecutivos.




 Pos  Nr  Driver/Car  Nat   Gr  Time  Pen. 
 1st  7  Makinen, Tommi
 Mitsubishi Lancer Evo III
   FI   A8    4h 04m 13s    --:-
 2nd  11  Kankkunen, Juha
 Toyota Celica GT-Four (ST205)
   FI   A8    +46s    --:-- 
 3rd  17  Kytolehto, Jarmo
 Ford Escort RS Cosworth
   FI   A8    +2m 27s    --:-- 
 4th  16  Gronholm, Marcus
 Toyota Celica GT-Four (ST205)
   FI   A8    +2m 42s    --:-- 
 5th  2  Eriksson, Kenneth
 Subaru Impreza 555
   SE   A8    +3m 22s    --:-- 
 6th  12  Radstrom, Thomas
 Toyota Celica GT-Four (ST205)
   SE   A8    +4m 09s    --:-- 
 7th  15  Lindholm, Sebastian
 Ford Escort RS Cosworth
   FI   A8    +5m 17s    --:-- 
 8th  8  Lampi, Lasse
 Mitsubishi Lancer Evo III
   FI   A8    +12m 01s    --:-- 
 9th  14  Madeira, Rui
 Toyota Celica GT-Four (ST205)
   PT   A8    +16m 34s    --:-- 
 10th  33  Medeghini, Angelo
 Subaru Impreza 555
   IT   A8    +18m 28s    --:--

1 comentário:

  1. Lindo modelo que compartimos. Mi blog es http://lauburu43.blogspot.com.ar/

    Saludos y nos mantenemos en contacto!!!!

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